Pin It

9 Dicas Para Gravar Vídeos Mesmo Sendo Tímido

Você é tímido ou tem dificuldades para gravar vídeos? Bom, eu também sofri muito com a timidez e isso me atrapalhou bastante na hora de gravar.

Mas…um dia resolvi “dar minha cara a tapas”, e talvez meus vídeos não sejam lá os melhores, mas ainda assim percebo que quanto mais gravo, melhoro um pouco mais, em se comparando com o vídeo anterior.

Baseado na minha experiência, vou deixar aqui algumas dicas para facilitar a sua vida na hora de gravar seus vídeos também.

Começando a gravar vídeos…

 

  1. Fale sobre o que você gosta e sabe

Quando você fala do que gosta e sabe realmente do que está falando, sua comunicação flui naturalmente. Assim você transmite mais segurança ao seu público, que automaticamente tenderá a acreditar no que você fala.

  1. Gere Engajamento

Fale o que seu público quer ou precisa ouvir! Descubra suas dores, leia e responda as dúvidas e comentários deixados nas suas redes sociais, vídeos ou blog, etc. Estude soluções e apresente-as a ele através de seus vídeos.

  1. Separe suas ideias em tópicos

Liste todos os pontos principais que considere ser relevantes para abordar em seu vídeo. Isso o ajudará a não perder o “fio da meada”;

  1. Defina o tempo de seu vídeo

Determine um tempo total do seu vídeo e o tempo médio necessário para abordar cada ponto. Por exemplo: Quero gravar vídeos com a média de até 5 minutos. Tenho 5 dicas para passar, então vou usar 1 minuto em média para falar sobre cada dica nesses vídeos.

  1. Treine a sua fala!

Repasse os pontos e o que vai falar antes de gravar. Isso ajudará a diminuir o risco de ter “brancos” quando estiver gravando, além de te dar maior segurança diante das câmeras. Sem contar que tudo fluirá com naturalidade e você também terá uma ideia de quanto tempo gastará passando a informação.

  1. Use teleprompter – se necessário

Para auxiliá-lo na gravação de vídeos você poderá fazer o uso do teleprompter. Mas cuidado para não ficar muito artificial e parecer político em época de propaganda eleitoral – robotizado e olhos andantes! 😀

Ressalto que o ideal é você dominar o assunto, pois só assim passará maior credibilidade para quem está assistindo do outro lado da telinha.

  1. Captura de Tela 

Caso ainda não se sinta à vontade em mostrar o seu rosto, comece com vídeos de captura de tela.

  1. Use programas de edição de vídeo

Um dos pontos positivos de quando você grava um vídeo é que você pode editá-lo até que fique exatamente como você quer.

Use programas de edição de vídeos para cortar as partes que você não gostou ou considera desnecessárias.

9. Deixe o perfeccionismo de lado!

É natural nos sentirmos um pouco inseguros na hora de colocar os primeiros videos no ar. Mas um dos motivos que mais atrapalham nossa evolução em fazer qualquer coisa é o perfeccionismo. Não se apegue a defeitos. Como alguns dizem: “Melhor feito do que perfeito!”.

Considerações Finais

Lembre-se que em se tratando de um público online, apesar de você não o ver, ele existe e te vê, e pode ser bem maior do que o público de um auditório entre quatro paredes.

Por esse e outros motivos, a sua comunicação com o seu público também deve ser real e clara, como se estivesse falando frente a frente.

Bom, agora basta você estudar, treinar e pôr tudo em prática!

Aproveite para conhecer o curso que está mudando o meu canal no Youtube e que também vai fazer o seu canal bombar: Curso Viver de Youtube da Karyne Otto.

Então bora lá gravar uns vídeos! 3, 2, 1….GRAVANDOOOOOOO!

Gostou desse artigo? Entao, CURTA e COMPARTILHE com seus amigos! 😉

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixar uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.