Pin It

Quer Saber Como Gerar Toneladas de Tráfego e Vendas na Internet Todos os Dias?

Cadastre o seu melhor e-mail!

Teste A/B: O que é e Como Fazer?

Você sabe o que é teste A/B? Não? Então vamos lá.

Resolvi escrever esse artigo, para tirar suas as dúvidas sobre esta prática fundamental para o sucesso e, claro, incentivar você a testar! Até porque eu estou sempre fazendo e sugiro que você faça também. Mas primeiro entenda o que significa.

O que é Teste A/B

teste-a-b-o-que-e-como-fazer-SUB1

Mas, o que é Teste A/B, afinal de contas? O Teste A/B, como o nome sugere, trata-se do ato de testar duas táticas ou estratégias diferentes. Ou seja, as estratégias A e B.

Por exemplo, eu quero conquistar leads para a minha lista de e-mail marketing e resolvo fazer isso através de uma isca digital.

Mas, como vocês bem sabem, existem vários tipos de iscas digitais. Então, como saber qual é a melhor opção? Simples, fazendo o Teste A/B.

No meu exemplo, eu crio um e-book e um vídeo. Ambos com o mesmo conteúdo, e então crio duas páginas de captura de e-mail. Em uma, eu ofereço o e-book em troca do e-mail do meu leitor e na outra eu ofereço o vídeo.

Então, basta acompanhar os resultados de ambas as campanhas, e se a campanha A (e-book) conseguir mais leads do que a campanha B (vídeo), eu paro a campanha B e foco todo meu esforço na campanha A. Assim, eu vou ter a certeza de que estou investindo no lugar certo.

Mas, o mais interessante ainda está por vir: Isso não tem um prazo de validade, ou seja, você pode fazer mais de uma vez. Basta saber fazer da maneira correta.

Como fazer Teste A/B

teste-a-b-o-que-e-como-fazer-SUB2

Apesar de eu ter lhe dado um exemplo usando o objetivo de capturar leads, o Teste A/B pode ser feito em praticamente tudo que você for fazer no seu negócio online, basta saber aplicar.

E a melhor maneira de fazer Teste A/B é ir afunilando sua técnica, ou seja, ir lapidando sua campanha até que ela esteja perfeita.

Ou seja, você quer ganhar dinheiro na internet sendo afiliado. Então, filie-se a 2 produtos principais e crie duas campanhas idênticas para cada um deles.

Então, aquele que vender melhor durante a semana, você mantém seu foco e o outro você para de vender.

Agora que você já tem um “preferido”, crie uma segunda campanha para ele, deixe rolar por mais uma semana e veja quais das duas campanhas deu certo, e elimine a outra.

Agora que você já tem a campanha perfeita, altere a imagem principal do seu anúncio. E deixe rolando as duas imagens durante uma semana, sempre eliminando a que der menos resultado.

Depois, faça o mesmo com os CTA’s, com os textos do anúncio, enfim com tudo que compor este anúncio, e vá testando e testando até chegar no seu anúncio perfeito, aquele que é o anúncio que melhor poderia converter.

Basicamente, está é a técnica funil para Teste A/B: Começar do grosso e ir lapidando, até chegar na perfeição.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixar uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.